Cirurgia Bariátrica x Plano de Saúde. O que devo saber?

O plano de saúde é um serviço contratado por grande parte da população, com intuito de garantir a realização de procedimentos médicos que futuramente possam ser necessários. Porém, muitos possuem a dúvida de como funciona a cobertura da cirurgia bariátrica, pois há entendimentos variados sobre ser um procedimento estético ou não.

Cirurgia Bariátrica e Plano de Saúde. O que devo saber?

Com efeito, existem procedimentos mínimos e obrigatórios que todos os planos de saúde deverão fornecer, independentemente de previsão expressa em contrato, segundo a ANS.

Veja a lista completa aqui: https://bit.ly/2SRJWRS

 A cirurgia bariátrica é um dos referidos procedimentos de cobertura obrigatória. Contudo, é importante saber que existem algumas normas a respeito das condições de saúde do paciente, as quais fazem total diferença para autorização ou não do plano de saúde.

Essas regras são direcionadas pela ANS e, segundo a agência, a cirurgia é indicada para pacientes obesos e que, mesmo realizando outros tipos de tratamentos clínico com medicamentos e reeducação do estilo de vida, não obtiveram resultados satisfatórios.

Vale destacar que existem diversos tipos de cirurgias que possuem o mesmo objetivo, a redução de peso e melhora na qualidade de vida, que também deverão ser cobertas pelo plano de saúde, cada qual com suas exigências específicas.

Portanto, havendo recusa do plano de saúde em autorizar a cirurgia bariátrica, é preciso analisar o caso concreto em conjunto com as normas diretivas da ANS. Um profissional especializado poderá lhe ajudar neste momento e evitar possíveis abusividades de condutas dos planos de saúde.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário ou entre em contato, será um prazer orientá-lo. Fale conosco pelo WhatsApp, clicando encurtador.com.br/jn467 através do telefone: (41) 3122-2265.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *