O SUS recusou meu medicamento. Isso está certo?

A saúde é um direito fundamental do cidadão e deve ser garantido pelo poder público. De tal maneira, o sistema único de saúde – SUS é o principal meio para fornecer toda a assistência gratuita e necessária aos pacientes.

Contudo, é comum que o SUS recuse fornecer a medicação ao paciente. Isso está certo?

Inicialmente, salienta-se que o primeiro passo para obter um medicamento perante o SUS é realizar o pedido diretamente à unidade de saúde mais próxima à residência do paciente. Caso seja negado já neste momento, é possível formular outro requerimento à Secretaria Estadual de Saúde da região. E se for negado também?

Esgotadas as tentativas na esfera administrativa, a alternativa é recorrer ao Poder Judiciário, pois a partir de uma demanda judicial representada por um advogado, aumentam muito as chances de obtenção do medicamento, tendo em vista se tratar de assistência relacionada ao direito fundamental à saúde.

Contudo, é preciso esclarecer que existem algumas exigências para o deferimento do pedido da medicação perante o SUS. Ou seja, você precisa ter em mãos toda a documentação necessária, caso contrário são grandes as chances de haver negativa.

Sendo assim, caso você tenha seu medicamento negado, consulte um profissional especializado, o qual poderá lhe auxiliar a efetivar seu direito.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário ou entre em contato, será um prazer orientá-lo. Fale conosco pelo WhatsApp, clicando encurtador.com.br/jn467 através do telefone: (41) 3122-2265.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *